Como remover a integração do Messenger com o Windows XP
JOSÉ ANTONIO RAMALHO

especial para a Folha de S.Paulo
12/05/2004 - 09h49

"Todas as vezes que inicio o Outlook Express 6, aparece o ícone do Windows Messenger ao lado do relógio e não posso fechá-lo, pois ele acusa que outro aplicativo está utilizando o programa. Não uso e não pretendo abrir o Windows Messenger, portanto, como faço para que ele não seja ativado pelo Outlook? Uso o sistema Windows XP Professional." (Alexandre C. Rubio)

Resposta

Não remova o Messenger se você usa o navegador MSN, pois ambos são integrados. Para remover o Messenger definitivamente, você pode fazer o seguinte: feche o Messenger (clique com o botão direito sobre o ícone na Barra de tarefas e selecione a opção Fechar). Em seguida, clique o botão Iniciar e Executar. Digite o comando mostrado a seguir no campo: RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection%windir% INFmsmsgs.inf,BLC.Remove.

Clique em Ok e reinicie o XP. Se isso não funcionar, tente mudar o registro do Windows para que ele não carregue o Messenger. Existe uma entrada que desativa a integração do Outlook Express com o Messenger. Abra o registro do Windows clicando o botão Iniciar, em Executar e digite "regedit" (sem aspas). Clique no botão Ok. Na tela do programa, encontre a chave HKEY_LOCAL_MACHINE/ SOFTWARE/Microsoft/Outlook Express. Localize a palavra DWORD e o item Hide Messenger. Se ele existir, mude o seu valor para 2. Se não existir, adicione-o e ajuste o valor para 2. Isso evitará que o Messenger seja ativado e resolverá o seu problema.